Escova Progressiva: guia completo

Escova Progressiva: guia completo

Volume e frizz dominados, fios alinhados e lisos com naturalidade já são realidade para grande parte das mulheres de todo Brasil, e o melhor, com preços muito acessíveis. Você certamente já ouviu falar em escova progressiva e, hoje, vamos te contar tudo a respeito fdessa tão famosa técnica!

O que notamos nas feiras de cosméticos no Brasil é que o mercado nacional vem se especializando cada vez mais na fabricação de escovas progressivas. A escova progressiva promete a revolução em termos de tratamento e alisamento dos cabelos, e a proposta da maioria das escovas desenvolvidas atualmente é aliar o máximo de benefícios em um único produto, com o objetivo de tornar todo o processo mais prático e rápido!

A escova progressiva é um tratamento que age na estrutura física dos nossos fios, modificando-a. Dessa forma, ela reduz o volume e o frizz, fazendo com que o cabelo fique com a aparência mais lisa, sedosa e brilhante. Esse procedimento é geralmente escolhido por mulheres que desejam obter madeixas mais lisas e facilitar sua rotina diária de cuidados.

No próximo tópico, vamos te apresentar quais são os tipos de progressiva (com e sem formol) e os seus efeitos.

Tipos de escova progressiva

Existem muitas opções de tratamentos para as madeixas, que vão desde uma escova temporária com duração programada até o alisamento definitivo.

Em meados dos anos 90, os cabelos alisados tomaram conta do gosto popular e grande parte das indústrias cosméticas brasileiras se voltaram ao desenvolvimento de produtos que permitissem o alisamento dos fios, seja de maneira programada ou definitivamente.

Com o passar dos anos e a crescente demanda por esta categoria de produtos, a tecnologia foi se instalando e novas técnicas e matérias-primas descobertas e exploradas. Nos dias atuais, a indústria está constantemente à procura de produtos que garantam o liso perfeito e com o menor grau de danos possível aos fios.

Apesar de tanta tecnologia e estudos aplicados ainda se trata de procedimentos que merecem cautela e bom senso em suas utilizações. Existe tanta oferta destes tipos de produtos que é fácil se confundir no momento de optar por um, embora a proposta da maioria seja a redução de volume, alinhamento dos fios e redução de frizz, é preciso saber escolher a opção mais adequada para cada tipo de cabelo.

Qualquer pessoa que deseje reduzir o frizz e garantir mais brilho às suas madeixas pode recorrer à escova progressiva tradicional, independente de já ter ou não algum tipo de química no cabelo. Entretanto, alguns pontos devem ser observados antes de realizar o procedimento.

A escova progressiva é geralmente recomendada para aquelas pessoas que desejam ter fios mais lisos e reduzir o frizz. Mas, o resultado tende a ser mais ou menos evidente de acordo com o tipo de cabelo.

Mulheres que nunca realizaram nenhum tipo de procedimento químico e tem o chamado “cabelo virgem” tendem a reclamar que o resultado não é tão eficiente quanto o daquelas que já realizaram algum tipo de química. Há uma explicação para isso: quando o cabelo nunca passou por nenhum tipo de procedimento químico, suas cutículas e ligações de queratina estão intactas, o que significa que o produto terá maior dificuldade de penetrar no fio e realizar sua ação alisante.

Mulheres com cabelo extremamente crespo, o chamado cabelo afro, também costumam reclamar do resultado da escova progressiva. Isso acontece porque como o cabelo afro tem menos cutículas, o produto tende a fixar menos e, quando é realizada a selagem com a chapinha, o fio acaba ficando mais grosso.

Mas, qual seria a maior diferença entre as diferentes escovas progressivas existentes? Podemos dizer que a maior diferença é o cheiro e o percentual de alisante, e esses dois critérios estão intimamente ligados: quanto maior o percentual de alisante, mais forte será o cheiro do produto.

A escova progressiva tradicional é aquela que tem alto poder alisante e utiliza a queratina e o óxido acetamide como forma de alisar progressivamente o cabelo. Não é indicada para que tem madeixas extremamente danificadas nem para cabelo afro.

A chamada escova de chocolate promete dar brilho e maciez, além de reduzir o volume. É considerada menos agressiva e costuma causar menos alergias quando comparada com a escova progressiva tradicional. É geralmente indicada para mulheres de cabelo ondulado ou sem definição e pode, às vezes, fazer com que o couro cabeludo produza mais óleo.

A escova marroquina é a mais parecida com a escova progressiva tradicional. Entretanto, pelo fato de usar um neutralizador, ela permite que o cabelo seja preso ou modelado no mesmo dia. Essa escova alisa e hidrata e é recomendada para mulheres de madeixas onduladas, cacheadas e crespas que desejam reduzir o volume consideravelmente.

A escova progressiva de mel tem uma fórmula mais natural que reduz o volume e diminui temporariamente o frizz. Por ter uma ação mais suave, é recomendada para mulheres de cabelo ondulado ou sem definição, e também para aquelas que não desejam o efeito de liso espigado causado pela progressiva a longo prazo.

Escova progressiva com formol x Escova progressiva sem formol

Você deve ter percebido que chegamos até aqui sem mencionar o polêmico ingrediente: o formol. Isso porque queremos desassociar a escova progressiva ao uso estrito do formol e toda a controvérsia acerca desse componente. Porém, é necessário falar dele.

Sabemos que a presença do formol na escova progressiva é responsável por efeitos colaterais como enjoo, irritação das vias aéreas, falta de ar, alergias, queda dos fios e queimaduras no couro cabeludo. Mas por que então esse produto químico teria sido adicionado na progressiva?

O formol aparecia ligado à durabilidade da escova progressiva, conservando o efeito liso por mais tempo. Entretanto, seu uso em excesso é prejudicial à saúde. Foi pensando nisso que diversas empresas passaram a desenvolver a chamada escova progressiva sem formol, que funciona como a escova progressiva tradicional, sem, no entanto, ter esse controverso componente em sua composição.

A ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) é uma agência responsável pelo controle sanitário de produtos e serviços subordinada à vigilância sanitária. Em outras palavras, é o órgão responsável por verificar se aquilo que comemos ou usamos poderá nos causar problemas de saúde.

Portanto, este é o órgão que, ao analisar os componentes da escova progressiva, verifica que a quantidade de formol presente está ou não acima do permitido. O uso excessivo do formol é perigoso tanto para a cliente quanto para o cabeleireiro. Imagine que um cabeleireiro faça cinco progressivas por dia, isso significa que ele passará o dia inteiro inalando o formol e provavelmente terá todos os problemas já citados anteriormente.

A ANVISA permite o uso de até 0,2% de formol na escova progressiva e, por isso, os fabricantes de produtos capilares tiveram que se adequar e procurar novos componentes que pudessem substituir esse produto químico, como no caso das escovas sem formol.

Avaliando a química certa: o teste de mecha e o de tração

Para avaliação e escolha do melhor procedimento para os cabelos, é necessário que o cabeleireiro faça dois testes, o da mecha e o de tração.

Como fazer o teste de mecha:

No teste da mecha passe o produto em diferentes regiões dos cabelos, aguarde o tempo indicado pelo fabricante e cheque a resistência dos fios para se certificar de que aguentarão o procedimento.

Como fazer o teste da tração:

No teste da tração, com auxílio de um pente tracione um fio, se ele estiver pouco elástico e arrebentar com facilidade ou arrepiar é sinal de que os alisamentos ou químicas fortes são desaconselháveis.

Se o alisamento não for possível deve-se recorrer às escovas temporárias, e de preferência as que ofereçam de imediato os nutrientes que os cabelos estão precisando. Mas, atenção, com a crescente oferta de produtos é necessário ficar de olho nos ativos polêmicos que surgem a cada dia, procure por cosméticos que tenham a liberação da Anvisa e sejam de boa procedência.

Contraindicações da escova progressiva

Uma dúvida que surge com frequência está relacionada às contraindicações da escova progressiva. Com tanta desinformação acerca do tratamento e seus efeitos, é comum que as pessoas também confundam as diferentes recomendações feitas. Apresentaremos agora algumas das dúvidas mais comuns a respeito dessa técnica.

Escova progressiva pode causar o desbotamento em cabelos coloridos?

O produto utilizado na progressiva tem algumas substâncias químicas que podem causar o desbotamento ou alterar levemente as nuances da coloração.

Por isso, indica-se realizar primeiro o procedimento de alisamento escolhido, como a escova progressiva, para depois mudar a cor. No entanto, seja qual for a ordem que você escolher, a palavra-chave para manter tanto a cor quanto a vitalidade do cabelo é a hidratação, consulte seu cabeleireiro. Invista em técnicas hidratantes e umectantes para fornecer à fibra capilar tudo aquilo que ela necessitará para sofrer menos danos com os procedimentos químicos.

Grávidas e lactantes podem fazer escova progressiva?

É aconselhável que mulheres grávidas evitem realizar o procedimento, pois as substâncias químicas presentes podem ser prejudiciais para a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Também deve-se evitar a realização de procedimentos químicos durante a amamentação.

No caso das progressivas com formol, há o risco de má formação no feto. As outras progressivas devem ser analisadas pelo médico antes de serem realizadas. Se você deseja fazer a escova progressiva, mostre o rótulo do produto para o seu médico para que ele verifique se é possível ou não utilizá-lo.

Cabelos danificados

No caso de cabelos extremamente danificados, o ideal é aderir ao cronograma capilar ao menos um mês antes da realização do procedimento.

Dessa forma, você oferecerá à fibra capilar os nutrientes e proteínas necessários para que ela se reestruture e se fortaleça, fazendo com que a escova progressiva seja um processo menos agressivo para o fio.

Durabilidade

A durabilidade da escova progressiva dependerá do tipo de cabelo e do produto utilizado. Ela costuma ser entre dois e três meses, mas é possível prolongá-la com alguns cuidados.

Qual deve ser o intervalo entre as aplicações?

Sabemos que a escova progressiva é um procedimento temporário e que, após algum tempo, é necessário fazê-la novamente. Porém, é aconselhável aguardar um intervalo de três meses entre uma aplicação e outra, período em que a raiz crescerá e o produto poderá ser aplicado novamente. Fazer a progressiva antes desse período irá danificar e ressecar o cabelo.

Procure também concentrar o retoque apenas na parte do fio que está crescendo e deixar o comprimento do cabelo de lado, pois ele estará mais fragilizado.

Qual é a durabilidade da escova progressiva no cabelo?

A durabilidade costuma ser entre dois ou três meses, de acordo com o produto utilizado e os cuidados após a progressiva.

Como fazer a escova durar mais tempo?

Para prolongar o efeito da escova progressiva, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro é não lavar o cabelo com água muito quente, pois isso causará a dilatação das cutículas, o que fará o cabelo perder a hidratação natural.

Além disso, quanto mais vezes você lavar seu cabelo, maior será a chance de a progressiva durar menos. Por isso, não lave o cabelo com frequência e use produtos indicados para cabelos com química, que ajudarão a repor a massa capilar perdida durante o procedimento.

Procure também cortar as pontas com frequência, o que garantirá uma aparência mais uniforme e saudável ao cabelo por mais tempo.

Recomendações gerais

É comum que o cabelo fique ressecado após a escova progressiva, principalmente as pontas. Isso porque o procedimento forma uma espécie de capa protetora em torno do fio, a fim de manter o efeito liso lá dentro.

Essa capa impede que a oleosidade natural do couro cabeludo penetre no fio e, com isso, ela fica acumulada na região da raiz e não consegue chegar até as pontas. Entretanto, alguns tratamentos podem ajudar a combater ou impedir o ressecamento.

O cronograma capilar é um dos tratamentos mais indicados para garantir a saúde dos fios. Essa rotina de tratamentos composta por hidratação, nutrição e reconstrução capilar é planejada com o objetivo de repor os nutrientes e a massa capilar perdidos no dia a dia e com maior intensidade durante a realização de procedimentos químicos.

A umectação com óleos também é indicada para quem deseja combater o ressecamento do cabelo e proteger os fios. Lembre-se apenas de aplicar os óleos somente nas pontas e não na raiz.

As exigências em relação a primeira lavagem pós-escova progressiva variam de fabricante para fabricante. Alguns produtos permitem lavar no mesmo dia, enquanto outros exigem que se fique três dias sem lavar o cabelo. Verifique na embalagem qual o tempo aconselhado.

Qual a melhor escova progressiva?

Agora vamos falar de algumas escovas progressivas existentes no mercado, confira abaixo!

Progressiva Mutari (Mutari Progress)

A linha Progress Mutari foi desenvolvida para promover redução do volume total ou parcial em todos os tipos de cabelos. Possui a tecnologia capilar TECPRO que tem excelente desempenho físico (calor do secador e chapinha) e químico (ação do produto nos fios) durante o processo de alisamento.

Possui um complexo de ativos que interage com a estrutura capilar deixando os cabelos lisos, repondo a camada lipídica perdida e promovendo uma intensa reparação dos níveis de desgaste capilar.

É importante destacar aqui que a Mutari Progress é uma escova progressiva sem formol e é aprovada pela Anvisa. Possui também aprovação nos testes de ruptura capilar, comprovando que não causa danos nos cabelos.

Escova Progressiva Mutari Progress
Escova Progressiva Mutari Progress

Progressiva Prohall

A Escova Select One elimina o volume excessivo dos cabelos enquanto trata e reconstrói os fios danificados devido a ação do tempo, deixando-os muito mais hidratados, macios e brilhantes.

Com a Escova Progressiva Select One é possível obter os melhores resultados sempre.

A escova progressiva Select One conta com o exclusivo Lumini System que juntamente com o ácido lático, óleo de coco e o colágeno hidrolisado age diretamente na fibra dos fios, realinhando, reconstruindo e reparando danos. Garantindo então, um liso duradouro e cabelos mais saudáveis, hidratados, macios e com brilho intenso.

Escova progressiva ProHall Select One
Escova progressiva ProHall Select One

Benefícios:

– Resultado de liso superior e duradouro;

– Cabelos altamente hidratados;

– Nutrição;

– Reconstrução;

– Reparação de danos;

– Redução do frizz;

– Proteção;

– Fácil aplicação;

– Cliente completamente satisfeito.

Progressiva Portier

A Escova Progressiva Portier Exclusive é um realinhamento capilar sem formol que alisa 100% todos os tipos de cabelos. É compatível com qualquer química e tem a durabilidade de 3 a 6 meses. Sua fórmula à base de óleo de cálamo restabelece a hidratação e a restauração dos fios, promovendo cabelos sem frizz, lisos e com movimento natural.

A Escova Progressiva Portier Exclusive alisa ao mesmo tempo em que trata os fios. Seus ativos naturais aumentam o brilho, equilibram a oleosidade e nutrem profundamente a fibra capilar. Além disso, a Escova Progressiva Portier Exclusive forma um filme protetor para a selagem da cutícula, conservando de forma mais saudável e duradoura o alinhamento dos fios.

O resultado é um cabelo liso, sem frizz, hidratado e brilhante!

Escova Progressiva Portier
Escova Progressiva Portier

Por que funciona?

A escova Progressiva Portier Exclusive tem uma tecnologia que reduz o volume e alisa 100% todos os tipos de cabelos: desde os ondulados aos crespos. Ao mesmo tempo, possui óleos naturais que nutrem, hidratam e restauram a fibra capilar, proporcionando cabelos lisos, saudáveis e com movimento.

Progressiva Let me be

Diga adeus ao frizz e ao volume sem controle! Essa escova progressiva Let Me Be vai deixar os seus cabelos com o brilho e maciez que você sempre quis!

Desenvolvida com uma tecnologia exclusiva, a progressiva sem formol Let Me Be ajuda a combater o envelhecimento, restaura e condiciona os fios. Além disso, a aplicação é muito fácil, feita em 1 só passo e dispensando a pré-lavagem.

Além de deixar seus cabelos alinhados e brilhantes, ao comprar a progressiva Let Me Be você leva junto a máscara Naturiam Restore + um óleo de argan.

Escova progressiva Let me Be
Escova progressiva Let me Be

Progressiva Salvatore

A Salvatore Blue Gold Escova Progressiva alisa os cabelos de forma natural e sem agressões ao cabelo, pois sua composição é totalmente livre de formol e de carbocisteína. Um produto totalmente brasileiro, esta escova progressiva é homologada pela Anvisa, órgão fiscalizador no Brasil.

Escova progressiva Salvatore
Escova progressiva Salvatore

Portanto, os cabelereiros e as clientes de todo o país não têm a saúde prejudicada com este procedimento. Além disso a Salvatore Blue Gold Escova Progressiva pode ser utilizada em cabelos loiros ou descoloridos. A Salvatore Blue Gold Escova Progressiva não acumula nos cabelos, sendo assim, pode ser utilizado quantas vezes for necessário, deixando seus cabelos nutridos, hidratados, lisinhos e reestruturados.

Como a fórmula da Salvatore Blue Gold Escova Progressiva é livre de formol, pode ser utilizado em pessoas mais sensíveis, como grávidas e lactantes, desde que apresentem uma autorização médica. A Salvatore Cosméticos patenteou uma tecnologia exclusiva utilizada na Salvatore Blue Gold Escova Progressiva conhecida como Reestruturação Molecular Tanínica®, que como diz o nome, reestrutura as moléculas do cabelo, já que seu princípio ativo é o “Tanino”, extraído de uma alga marinha, além de utilizar extratos naturais.

A Salvatore Blue Gold Escova Progressiva apresenta em sua composição extrato de frutas vermelhas, de guaraná, de chá verde, macadâmia, tucumã e cupuaçu que em conjunto atuam hidratando os cabelos, nutrindo e reparando os danos causados por agressões anteriores.

A Salvatore Blue Gold Escova Progressiva foi testada dermatologicamente e proporciona aos cabelos uma rede proteica que é ativada quando a alta temperatura da prancha atua no cabelo, alisando de forma natural e saudável.

Progressiva Madame Liss

Madame Lis Bambarrô Escova Progressiva é uma reestruturação térmica capilar e realinhamento tradicional para reconstrução imediata dos fios, que hidrata e condiciona profundamente os fios enquanto os deixa lisos e brilhantes.

Cabelos Lisos bem tratados e com um brilho intenso é o que toda mulher que quer alisar os cabelos buscam. Dessa forma a Madamelis criou um sistema exclusivo que está ao seu alcance.

A Madamelis Escova Progressiva Bambarrô equilibra o pH dos fios, reconstruindo as fibras constituintes dos cabelos.

Sua função consiste em realinhar a estrutura interna do fio, proporcionando um alisamento máximo e perfeito.

Não agride os fios e é compatível com todos os tipos de química.

Escova progressiva Madamelis
Escova progressiva Madamelis

Indicação

Cabelos crespos, rebeldes, com frizz e indisciplinados.

Tecnologia

– Produto com textura leve facilitando o trabalho do profissional cabeleireiro e reduzindo o tempo de trabalho. O cabelo seca mais rápido durante a escovação.

– Proporciona um liso de longa duração, com liso natural, hidratado, protegido.

Benefícios

– Cabelos hidratados;

– Longa duração;

– Liso máximo e perfeito;

 

Caso conheça outras marcas de progessiva, comente nesse post.

Abraços e até mais!

Voltar ao Topo