Cabelo Ondulado

Cabelo Ondulado

Todo tipo de cabelo tem a sua própria beleza e, com os cuidados certos, pode ficar ainda mais lindo e maravilhoso. Fizemos aqui um verdadeiro manual do cabelo ondulado, com todos os segredos e truques para conquistar as ondinhas perfeitas. Pronta para mergulhar nessa? Então bora!

Tipos de cabelo ondulado

Antes de tudo é importante conhecer mais sobre as particularidades do cabelo ondulado, que também é referido como cabelo tipo 2. Dentro da curvatura 2 dos cabelos ondulados, eles são novamente subdivididos entre as subcategorias 2A, 2B e 2C. Confira abaixo!

Cabelo ondulado 2A

Cabelo ondulado 2A
Cabelo ondulado 2A

Quase liso, possui fios em formato de S mais suave e é fácil de modelar (pega tanto escova quanto babyliss – apesar de tender a voltar a um formato mais próximo original rapidamente, por ser fininho). Não costuma ter muito volume, por isso, o ideal é usar produtos leves (e em pouca quantidade) para estilizá-lo, como mousse, gel e loções, ao invés de cremes e manteigas. Caso contrário, pode pesar e ficar murcho.

Cabelo ondulado 2B

Cabelo ondulado 2B
Cabelo ondulado 2B

Tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado, pois possui forte memória do formato original. As mechas formam um S perfeito. O ideal é usar produtos a base de gel ou mousse para manter as ondas bonitas, além de finalizadores anti frizz.

Cabelo ondulado 2C

Cabelo ondulado 2C
Cabelo ondulado 2C

As ondas são tão intensas e menos espaçadas que já começam a formam cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciam um pouco da cabeça. É difícil de se modelar. Neste tipo de cabelo volumoso, é aconselhável caprichar na mousse e nos finalizadores anti frizz. Já é cogitado o uso de cremes ativadores de cachos mais levinhos, pois eles pegam a forma com facilidade, se amassados (até chega a ser possível modelar um 2C de modo que pareça um cacheado 3A, só amassando bem e deixando secar ao natural).

Como deixar o cabelo ondulado com volume

cabelos ondulados
cabelos ondulados

Dependendo da estrutura do seu fio e fatores como oleosidade, clima, entre outros, algumas pessoas de cabelo ondulado acabam apresentando menor volume, pois o fio fica mais “grudadinho” na raiz. Para estimular o volume, uma boa saída é soltar esses fios da raiz com os próprios dedos ou usando um pente garfo. Para soltar a raiz com os dedos, basta colocar as pontas dos dedos nela e chacoalhá-las, bagunçando os fios a fim de soltá-los da raiz. Com o pente garfo você vai fazer praticamente o mesmo movimento, colocando o pente na raiz, puxando para cima e balançando.

Shampoo a seco ou talco

O shampoo a seco ou o talco (desses de bebê mesmo) ajudam a deixar a raiz mais sequinha e solta, e então promove fios mais encorpados e volumosos. Invista nessa técnica nos dias em que os seus fios estiverem mais murchinhos ou sujos, mas, lembre-se de que não é indicado fazer uso desses produtos todos os dias, ok?

Não exagerar nos finalizadores

Uma dica muito importante é nunca exagerar na quantidade de produtos na hora da finalização. Isso porque produto em excesso acaba pesando no fio e, dessa forma também obstrui os poros do couro cabeludo. Além disso faz com que a oleosidade aumente e o cabelo perca volume. Portanto, vá testando aos pouquinhos e corrigido nas próximas finalizações até encontrar a quantidade ideal para o seu cabelo.

Finalização com gelatina capilar ou gel

Além de ficar de olho na quantidade de produto na hora de finalizar a cabeleira, uma outra dica que é para quem tem os fios ondulados é fazer a mistura creme para pentear + gelatina capilar (ou gel). Isso porque essa combinação não fica muito pesada ou oleosa, deixando os fios mais leves e com textura, promovendo volume e fixação para a sua finalização, é tudo de bom!

Coque abacaxi durante a noite

Como muita gente já sabe, fazer o coque abacaxi antes de dormir ajuda a evitar o frizz e também o desmanche dos cachos durante a noite. Entretanto, além disso, o penteado que além de lindo, é funcional, também ajuda o fio ondulado a ganhar volume. Isso mesmo! O fato do coque abacaxi deixar os cachinhos todos para o alto ajuda a promover o volume para cima também depois de soltá-lo pela manhã. Demais, né?

Secar com difusor

Você gosta de secar o cabelo com difusor? Pois é, esse truque, além de tornar a secagem mais rápida, ainda ajuda na definição e sabe mais o quê? Estimula o volume da cabeleira! Basta jogar o cabelo todo para frente e segurar os fios dentro do difusor por alguns segundos para dar volume na raiz e… voilà!

Corte em camadas

cabelo ondulado cuidados
cabelo ondulado cuidados

O corte em camadas é o queridinho das onduladas, cacheadas e crespas. E tem um motivo! Ele distribui muito melhor as porções de cabelo pela cabeça. Ou seja, os fios com curvatura ganham um resultado super equilibrado e harmonioso. 

E não para por aí! Você também pode encontrar diferentes resultados optando pela corte em camadas, como o assunto aqui é volume lá no alto, então a melhor opção são as camadas horizontais. Para saber mais sobre o corte em camadas e o que mais de legal ele pode oferecer, continue com a gente porque vamos falar mais sobre ele daqui a pouquinho!

Voltar ao Topo