
Todo tipo de cabelo precisa de cuidados específicos para as suas características. A hidratação, por exemplo, é um cuidado necessário a todos os tipos de fios, entretanto, a maneira como ela é feita vai depender da necessidade do fio em questão. Por isso hoje vamos contar para você algumas dicas de hidratação para cabelo crespo.
Características do cabelo crespo

O cabelo crespo tem um formato espiralado com cachos bem fechadinhos e até mesmo com formato de zigue-zague, no caso dos crespíssimos. Devido a essa forma que o fio crespo apresenta, o óleo natural do couro cabeludo -responsável por hidratar, nutrir e proteger os fios- não consegue descer por todo o comprimento do cabelo até chegar as pontas.
Isso significa que o cabelo crespo apresentará um ressecamento natural pela falta desse óleo, se tornando também um fio mais carente de nutrientes e mais frágil a danos. Esses fatores acabam provocando outras características do cabelo crespo, que é o frizz, nós de fada e opacidade.
Sendo assim, para valorizar e garantir que o cabelo crespo fique sempre saudável e ainda mais bonito é ideal combater estes fatores com alguns segredinhos que vamos contar logo abaixo.
Cuidados com cabelo crespo: dicas especiais

Para garantir que o cabelo crespo não fique ressecado, desnutrido e frágil, é preciso sempre repor os componentes que estão em falta ou acabam perdidos no dia a dia.
Ou seja, para manter o cabelo saudável, não basta apenas hidratá-lo, mas repor também outras necessidades, como a nutrição capilar –que é a maior necessidade do cabelo crespo- e também a massa do fio, feita com reconstrução capilar. Além disso, mais do que repor tudo isso é preciso evitar certos danos. Veja uma lista de coisas que você pode incorporar a sua rotina para cuidar direitinho dos seus fios.
- Dê preferência a shampoos liberados, ou seja, sem sulfato, petrolato, silicone, óleo mineral, parafina e parabenos;
- Incorpore o uso de pré-shampoo antes da lavagem;
- Experimente a lavagem com co-wash;
- Faça hidratações com produtos que contenham ativos nutritivos;
- Siga um cronograma capilar completo;
- Use e abuse dos óleos vegetais;
- Nunca penteie os fios secos;
- Sempre aplique um creme para pentear ou ativador de cachos para proteger o fio, ajudar no desembaraço e modelagem dos fios;
- Evite o uso abusivo de ferramentas de calor e, quando usá-las aplique um protetor térmico antes;
- Durma de touca de cetim ou fronha para evitar nós durante a noite.
- Use e abuse dos óleos vegetais;
- Nunca penteie os fios secos;
- Sempre aplique um creme para pentear ou ativador de cachos para proteger o fio, ajudar no desembaraço e modelagem dos fios;
- Evite o uso abusivo de ferramentas de calor e, quando usá-las aplique um protetor térmico antes;
- Durma de touca de cetim ou fronha para evitar nós durante a noite.
Cremes de hidratação para cabelo crespo

Encontrar uma boa hidratação para cabelos crespos pode ser uma tarefa difícil. A curvatura bastante acentuada desse tipo de fio o torna mais ressecado e um pouco mais frágil do que os outros. Por isso, as crespas precisam de hidratações capilares potentes e específicas para o seu tipo de cabelo.
Contudo, normalmente, as hidratações para cabelos crespos que são mais eficientes são aquelas que contém óleos, manteigas (que ajudam a repor a oleosidade que não chega até as pontas dos cabelos), nutrientes e outros elementos que são essenciais para manter as madeixas lindas, definidas e cheias de saúde.
E a boa notícia é que existem várias receitinhas e máscaras de hidratação para cabelos crespos. Elas podem recuperar, tratar e fortalecer os fios e nós vamos te apresentar algumas delas a seguir!
Maionese capilar para cabelo crespo

Esse tipo de produto não leva o nome de maionese capilar à toa! Assim como a maionese comestível é rica em óleo e ovo, a versão para hidratar os cabelos também é!
Para conseguir esse efeito, você pode recorrer à Maionese de sua preferência, um produto altamente hidratante e nutritivo que contém óleo de abacate, azeite de oliva e proteína do ovo. Ideal para cabelos cacheados, crespos, volumosos e em transição, essa maionese capilar recupera, dá brilho e repara a fibra.
Para hidratar com maionese capilar, basta aplicar o produto nos fios úmidos mecha a mecha, da raiz até as pontas. Em seguida, massageie e deixe o produto agir de três a cinco minutos. Aí é só lavar e finalizar os fios como preferir!
Babosa é bom para cabelo crespo?

A hidratação para cabelos crespos com babosa é muito conhecida pelas brasileiras pelos seus efeitos incríveis. Rica em vitaminas, aminoácidos, minerais e outras substâncias, a babosa é capaz de devolver brilho e flexibilidade aos cabelos, hidrata profundamente, diminui a queda, controla a oleosidade e ainda limpa o couro cabeludo!
Você pode fazer uma versão caseira, misturando a babosa in natura com a sua máscara de hidratação preferida, um produto que reduz significativamente o frizz, deixa os fios alinhados, e, claro, muito hidratados!
Desenvolvido especialmente para quem tem cabelos crespos e cacheados, essa máscara de hidratação contém babosa, óleo de argan, aminoácidos e D-Pantenol, elementos que promovem uma hidratação profunda e recuperam os cabelos danificados.
Rícino e queratina para cabelo crespo

O óleo de rícino nutre e devolve a oleosidade natural dos fios. A queratina fortalece e reconstrói a fibra capilar. Considere isso e junte os dois em uma máscara de hidratação. É claro que o resultado vai ser um tratamento babado, não é mesmo?! E é exatamente isso que o Rícino e Queratina faz!
Ideal para cabelos crespos e cacheados, esse produto é capaz de fazer uma reparação extrema, agindo desde a fibra capilar até a camada mais externa dos fios. Essa máscara de hidratação ainda é 5 em 1: hidrata, nutre, reconstrói, dá força e brilho.
Para utilizá-la, é só aplicar o produto da raiz até as pontas e deixá-lo agir por até cinco minutos. Depois é só lavar normalmente.