Tipos de Cabelo Cacheado

Tipos de Cabelo Cacheado

Pode ser que você não saiba, mas existem diferentes tipos de cabelo cacheado. Ainda que seja mais comum encontrarmos por fotos com cachos bem abertos ao procurarmos por cabelos cacheados em referências de fotos, a curvatura das espirais pode variar bastante.

Cada tipo de cabelo exige um cuidado diferente, já que suas necessidades também variam. A manutenção dos fios deve ser feita utilizando produtos que forneçam os principais itens para que as madeixas se mantenham fortes e saudáveis.

Muitas pessoas não sabem exatamente como diferenciar os tipos de cachos. Com isso, não conseguem direcionar os cuidados de acordo com o seu tipo de cabelo, por não entenderem quais são os cuidados que devem ser aplicados no caso específico dos seus fios.

Ainda que hoje a variedade de produtos capilares seja enorme, o que é uma enorme vantagem, de nada adiantará se você não comprar os produtos certos para os seus cabelos.

Portanto, é essencial entender direitinho como funcionam os seus cabelos e em qual categoria os seus tipos de cachos se enquadram. Isso evitará desperdiçar dinheiro em produtos que não te trarão o resultado esperado.

Neste post vamos explicar direitinho como entender os tipos de cachos e analisar quais são as necessidades dos seus fios para poder escolher os produtos certinhos para incorporar na sua rotina de cuidados.

Cabelos Cacheados
Cachos 3abc

Por que dividir o cabelo cacheado em tipos diferentes?

Se você nunca ouviu falar da categorização dos diferentes tipos de cachos, pode achar estranho que haja essa divisão, mas entenda que ela é muito necessária. Nem todo cabelo é igual. Ainda que haja semelhanças entre os diferentes tipos de fios, existem características particulares de cada um.

Se você é cacheada e tem outra amiga de cabelos cacheados, pode ser que tenha percebido que as necessidades capilares de cada uma são diferentes.  Ao comentar sobre as características de seus fios, pode ser que vocês tenham percebido que, por mais que a classificação inicial dos seus cabelos seja cacheado ou crespo, há diferenças em relação à aparência dos fios. Tais diferenças podem ter influência nos cuidados capilares de uma forma geral.

Os diferentes tipos de cachos são classificados de acordo com a textura do fio. Essa divisão foi pensada a fim de facilitar nossa vida, uma vez que, ao utilizá-la, torna-se mais fácil entender as características do nosso cabelo. 

Agrupar os diferentes tipos de cabelo cacheado de acordo com suas particularidades é uma eficiente forma de saber quais cuidados devem ser tomados diariamente de acordo com a textura de nossos fios. Ao saber qual seu tipo de cabelo, você poderá encontrar os produtos específicos para fornecer às suas madeixas a hidratação e nutrição que ela necessita, o que ajudará não somente a entender qual o formato natural de seu cabelo, mas também qual a melhor forma de definir tal formato.

Tipos de cabelo cacheado

Agora que já sabemos que existem mais tipos de cachos entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia, precisamos saber quais são exatamente esses tipos. Além de entender como caracterizar o seu tipo de fio, ou seja, em qual categoria ele se enquadra.

Dessa forma, na hora de comprar os produtinhos de beleza que irão deixar suas madeixas ainda mais lindas, você poderá procurar por produtos para tipos de cachos diferentes. Assim, investirá naquele mais adequado para o seu fio. Quer coisa melhor? Fica tranquila que não é difícil entender como os diferentes tipos de cachos são divididos e saber qual o seu.

É essencial entender que a classificação não busca hierarquizar os diferentes tipos de cachos. Ela é somente uma forma de ajudar a identificar e entender as características de cada tipo de cabelo e, por consequência, as suas necessidades.

Tipo 3A 

Cabelo Cacheado 3A
Cabelo Cacheado 3A

Nessa subcategoria temos o cabelo encaracolado com cachos mais próximos do ondulado, ou seja, aquelas espirais largas. Por ter cachos mais soltos e definidos, esse cabelo costuma ser mais pesado

Tipo 3B 

Cabelo Cacheado 3B
Cabelo Cacheado 3B

Esse cabelo tem o cacho bem formado, embora um pouco mais apertado que o tipo anterior. O fio costuma ser mais grosso e o cabelo tende a ser um pouco mais armado do que o tipo 3A. Suas pontas costumam ser mais ressecadas.

Tipo 3C 

Cabelo cacheado 3C
Cabelo Cacheado 3C

Aqui temos os cachos em formato espiral, mais definidos e fechados. Esse cabelo costuma ser mais volumoso que os dois tipos anteriores, e tem tendência a ter frizz. O fator encolhimento desse fio é maior, fazendo com que se assemelhe um pouco ao fio crespo.

Antes da criação dessas categorias, o cabelo cacheado costumava ser encarado como uma coisa única e, por isso, muitas pessoas reclamavam que os cuidados que encontravam como sendo indicados para essa categoria não funcionavam em suas madeixas. Descobrir qual seu tipo de cacho torna mais fácil identificar suas características como oleosidade, tipo de definição, ressecamento, volume ou fator encolhimento, que serão importantes na hora de escolher os produtos certos para sua rotina de cuidados.

Voltar ao Topo